Itens filtrados por data: Domingo, 19 Abril 2015

Funcef contrapõe matéria de O Globo

Publicado em Notícias

Fundação esclarece informações publicadas na matéria “A conta do aparelhamento”  

A respeito de matéria publicada hoje no O Globo (17/04/15), com o título “A conta do aparelhamento”, a Fundação dos Economiários Federais esclarece:

  1. Diferentemente do publicado pelo O Globo, a Funcef não sofre qualquer ingerência política em sua gestão. A Fundação conta com um modelo de governança baseado na gestão compartilhada e possui uma Diretoria Executiva composta paritariamente, sendo três diretores indicados pela Patrocinadora e três eleitos pelo voto direto dos participantes ativos, aposentados e pensionistas.

 

  1. O Conselho Deliberativo, órgão máximo de deliberação da Funcef  é responsável pela definição da política geral de administração da entidade e de seus planos de benefícios. A composição deste colegiado, integrado por seis membros efetivos e seis suplentes, também é paritária entre representantes dos participantes, inclusive assistidos, e da Patrocinadora.

 

  1. A Gestão de investimentos obedece rigorosos padrões técnicos de análise, previstos em normativos internos, observando a legislação aplicável  aos fundos de pensão e os princípios de segurança, liquidez e rentabilidade.

 

  1. Ao contrário do publicado pelo O Globo, os resultados deficitários não decorreram de má gestão dos investimentos, mas sim do recrudescimento da crise econômica internacional, que voltou a impactar negativamente os investimentos a partir de 2012, em especial no segmento de renda variável. Os demais segmentos, apesar da crise, superaram a meta atuarial.

 

  1. A Funcef  como prática rotineira, divulga seus dados patrimoniais em vários canais de comunicação, além de informá-los aos seus integrantes, por meio de seminários, reuniões, simpósios e diversas outras formas, inclusive no que se refere aos atos e fatos que impactaram os resultados obtidos.

 


fonte: Comunicação Social da FUNCEF

Funcef presta esclarecimentos à revista Isto É

Publicado em Notícias

Funcef se manifesta sobre matéria veiculada pela publicação em meio digital e que trata da apresentação de resultados em Brasília

À Revista IstoÉ,

Em relação a matéria publicada nesta quinta-feira, 16 de abril, no site da revista, com o título “Presidente da Funcef se irrita com cobrança de associados”, esclarecemos:

No dia 13 de abril, a Funcef foi apresentar o balanço da fundação aos participantes em evento realizado no Teatro da Caixa. Alguns associados se exaltaram durante a apresentação e, para dar continuidade e não interromper a prestação de contas, o presidente Carlos Alberto Caser interrompeu de maneira incisiva, para pedir ordem aos presentes.

Informamos ainda que a informação de que a maioria dos presentes deixou o local depois do ocorrido é inverídica. O evento, que teve início às 16h30, seguiu até às 20h e foram respondidos todos os questionamentos dos participantes.

A Funcef tem apresentado seus resultados de forma responsável, visando aproximar a fundação dos seus participantes. Atualmente, nosso modelo de divulgação inclui encontros presenciais, publicação de vídeos no YouTube, realização de fórum on-line (chat), além de canais de comunicação e relacionamento para garantir o amplo diálogo. Esse formato nos permite estar alinhada à legislação vigente no que diz respeito, principalmente, à transparência.


fonte: Funcef

FENACEF - Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da CEF | SCS QD. 01 Ed. Central • 7º andar - Salas 701 e 708 Brasília / DF - CEP 70.304-900 | Fone: (61) 3322-7061 - Fax: (61) 3225-1999 | Site desenvolvido por BR6