Itens filtrados por data: Quarta, 03 Setembro 2014

Encontro com lideranças dos empregados da CAIXA

Publicado em Notícias

Na ocasião, diretores da FUNCEF dialogaram sobre investimentos, governança, perspectivas e desafios da Fundação

A diretoria da FUNCEF recebeu em 25 de agosto, na sede da Entidade em Brasília (DF), lideranças sindicais e associativas dos empregados da CAIXA para detalhamento das informações sobre os investimentos e os resultados da Fundação. A reunião contou com a participação de dirigentes indicados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT). Os custos com passagens, hospedagem e alimentação foram custeados pela Fundação.

O encontro foi solicitado pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE-CAIXA), por deliberação do 30º Congresso Nacional dos Empregados da CAIXA (Conecef), realizado em junho deste ano.

O presidente da FUNCEF, Carlos Caser, e os diretores de Investimentos, Maurício Marcellini, e de Participações, Carlos Borges, fizeram as apresentações sobre os assuntos que motivaram a solicitação da CEE-CAIXA. Os diretores eleitos Antônio Augusto de Miranda e Souza (Diretoria de Administração), Délvio Lopes de Brito (Diretoria de Benefícios) e Max Mauran Pantoja (Diretoria de Planejamento e Controladoria) também participaram das discussões e prestaram esclarecimentos complementares, atinentes às suas áreas.

Temas em debate – O presidente Caser expôs os dados atualizados até junho (participantes, resultados de exercícios anteriores, projeções para 2014 e desafios). O diretor Maurício abordou a estrutura e o processo para avaliação, definição e gestão dos investimentos e apresentou análises de cenários. O diretor Carlos Borges tratou da carteira de participações (Participações Diretas em Empresas, Fundos de Investimentos em Participações, Fundos de Investimentos em Ações e Fundos Mútuos de Investimentos em Empresas Emergentes) e da carteira imobiliária.

Confira nos vídeos alguns momentos do evento:

 

 
Apresentação da Presidência
Tv FUNCEF
 
Apresentação da Diretoria de Investimentos
Tv FUNCEF
 
Apresentação da Diretoria de Participações Societárias 
e Imobiliária

Tv FUNCEF

 

Impressões – As lideranças presentes reconheceram o esforço da FUNCEF no enfrentamento às adversidades conjunturais, decorrentes da crise econômica que vem desde 2008, e demonstraram receptividade à avaliação dos diretores de que, apesar do déficit, a situação da FUNCEF está controlada, sem risco de desequilíbrio estrutural dos planos de benefícios.

Os presentes consideraram que há necessidade de aperfeiçoamento do cadastro da FUNCEF e de estabelecimento de uma política de consequências para diretores e gestores. Questionaram ainda a qualidade dos empregos que são gerados em obras de projetos que contam com participação da Fundação. Os diretores informaram como estão sendo tratados cada um desses assuntos e demostraram posicionamento alinhado às preocupações levantadas durante os debates.

Precificação e equacionamento – A diretoria da FUNCEF explanou sobre o posicionamento das Entidades de Previdência Complementar Fechada em relação às regras para precificação de ativos e passivos e ao equacionamento de déficits nos planos. A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) defende mudanças nesses dois itens. A argumentação utilizada é de que não se justifica equacionar déficit conjuntural, passível de reversão ao longo do tempo, e de que a normatização brasileira está dissociada da prática dos principais mercados de previdência complementar no mundo. “Não se trata de casuísmo para simplesmente mudar regras. O que se busca é uma normatização adequada à dinâmica dos fundos de pensão”, frisou o diretor de Investimentos, Maurício Marcellini.

Os diretores da FUNCEF esclareceram que, caso as mudanças propostas pela Abrapp não sejam implantadas no sistema, a Fundação terá que apresentar em 2015 proposições de equacionamento para alguns dos seus planos de benefícios, haja vista o cenário econômico apontar para a dificuldade em atingir a meta atuarial no exercício de 2014.

 


fonte: Comunicação Social da FUNCEF

FENACEF - Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da CEF | SCS QD. 01 Ed. Central • 7º andar - Salas 701 e 708 Brasília / DF - CEP 70.304-900 | Fone: (61) 3322-7061 - Fax: (61) 3225-1999 | Site desenvolvido por BR6